Dados do município/localização
Fundação: 26/03/1963Emancipação Política: 26 MARÇO DE 1963
Gentílico: PARANAENSE
Unidade Federatíva: RIO GRANDE DO NORTE
Mesoregião: OESTE POTIGUAR
Microregião: PAU DOS FERROS
Distância para a capital: 421,00
Dados de características geográficas
Área: 81,39População estimada: 4249
Densidade: 52,21
Altitude: 373
Clima: SEMIÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
Paraná é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Situa-se na microrregião de Pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar, localizando-se a uma distância de 421 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Sua população no censo demográfico de 2010 era de 3 952 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 138º mais populoso do estado e décimo primeiro de sua microrregião.
Paraná foi emancipado de Luís Gomes na década de 1960. Existem duas referências a respeito da origem do nome: uma delas se refere a Vicente Paraná, um antigo morador vindo de Santa Gertrudes, Paraíba, e outra se refere ao estado homônimo, localizado no sul do país. Atualmente, o município é formado apenas pelo distrito sede e aquele que nasce em Paraná é denominado paranaense.
A história do município de Paraná, localizado na zona oeste do estado do Rio Grande do Norte, começa em meados de 1888, quando o paraibano Francisco Soares de Andrade, vindo de Lastro, comprou terras que pertenciam do posseiro cearense Antônio Fernandes, de Icó, fundando, em 8 de março de 1913, um núcleo populacional, localizado às margens de uma lagoa, que logo recebeu a denominação Lagoa da Serra. Algum tempo depois, o senhor Nestor Pamplona, proprietário da primeira casa de taipa construída no povoado, sugeriu que a localidade fosse denominada de Paraná, em referência a Vicente Paraná, que veio junto com Francisco Soares de Andrade de Santa Gertrudes, distrito do município de Patos, na Paraíba, e logo se tornou morador ilustre do povoado, pois os habitantes do local, ao visitarem sua residência, diziam que iam para Paraná. Outra justificativa para o nome do município faz referência ao estado do Paraná, localizado na Região Sul do Brasil. Em 10 de maio de 1962, o povoado foi elevado à categoria de distrito, anexado ao município de Luís Gomes. Quase onze anos depois, em 26 de março de 1963, o distrito ganhou emancipação política, passando à condição de novo município do estado do Rio Grande do Norte, com o nome de Paraná. A instalação oficial do novo município ocorreu em 31 de janeiro de 1965, com a posse de Oscar Nonato Vieira, primeiro prefeito constitucional do município.
Tão pequenina és tu terra amada
Acolhendo o teu povo que te adora
Tuas ruas de estreitas são tão largas
Antes a graça que em todos revigora.
I
Paranaenses fulgurantes jubilosos
Lagoa da serra de grande devoção
Te exaltemos alegres carinhosos
Grandeza eterna que mantém a tradição.
II
Paraná e tua história
Vosso povo heróico a aclamar
Te seguiremos a tua trajetórias
Os teus filhos que não cansam de te amar.
III
Por tuas conquistastes liberdade
Em teus limites reina a harmonia
Por tuas glórias a bandeira da verdade
Deflagrando com o punho da alegria.
IV
Vossos filhos sempre esperançosos
Te alegraram um futuro mais brilhante
E vão contigo machando pressurosas
Num progresso a passos de gigante.